domingo, 21 de dezembro de 2014

Deitar tarde e tarde erguer [ou porque é que este blogue tem o nome que tem]

É preciso engenho para dominar a arte de acordar tarde com 40 anos. Senão vejamos:
- É preciso conseguir dormir com as interrupções típicas de quem já não tem uma bexiga de 20, e vencer a tentação de acordar quando temos mesmo que fazer xi-xi de madrugada. O truque está em abrir os olhos o estritamente necessário e voltar para a cama logo em seguida, sem começar a pensar no trabalho que ainda não entregámos, na comida do gato, nem no que vamos fazer de almoço.

- Depois, é preciso dominar a culpa e reduzi-la à sua real insignificância. Há que saber afastar o preconceito de que quem acorda tarde é mandrião. Com 40 anos, filhos e uma profissão, ninguém é mandrião por acordar ao meio dia, quando pode. É-se esperto e estratégico, que é preciso saber repor energias para o que há de vir.

- Também é essencial parar o cérebro por um bocado. E não ficar a pensar coisas do estilo "o que é que eu já não teria feito se me tivesse levantado!", ou "que manhã de sol porreira para aproveitar". Aproveitar manhãs de sol é relativamente fácil. Pensem que é bem mais difícil aproveitar manhãs de ronha. Daquelas em que não há putos, nem vizinhos em obras, nem trabalho, nem ninguém a aparar a relva do jardim público com aquelas máquinas do demo que deviam ser sacrificadas num auto de fé.

- Logo a seguir, é preciso dominar a fome e o vício da cafeína matinal. Ficarmos quietos e tentarmos voltar ao ponto do sonho que deixámos a meio, pode ajudar. Isso, ou fazer uma torrada e um café e voltar para a cama. Tudo de persianas corridas.

- E por fim, é absolutamente necessário ter ao lado a companhia certa. Aquela que gostamos de cheirar de manhã e que não desata a fazer flexões mal abre os olhos. Para uma manhã de ronha perfeita, é preciso termos um parceiro que gosta, tanto como nós, de se deixar ficar na cama, sem culpa, sem pressa e sem fome.

Fogo, vou escrever um tratado sobre isto.






3 comentários:

da cidade pro campo disse...

habitualmente não comento os teus posts (desculpa a ousadia do tratamento na segunda pessoa mas, caramba somos colegas de profissão e isso por si só já nos faz pertencer a uma espécie de clube privado) mas este não me podia escapar. Temo que se torne num mantra pela quantidade de vezes que o tenciono ler de cada vez que a culpa da preguiça me assolar. Será um evangelho segundo Marta :)
Um beijinho grande.
P.S. - deve ser das fotos onde estás mais bonita!

Paula Ferrinho disse...

São maravilhosas, essas manhãs de ronha... As minhas só não são 300% perfeitas, porque o meu mais-que-tudo É HIPER madrugador, mas adoro, adoro tudo isso que descreves!!! Um beijinho e FELIZ NATAL!!!

macaca grava-por-cima disse...

boa reflexão... adorei!